dezembro 13, 2004

Abalo sísmico atingiu hoje Portugal...

Instituto de Meteorologia regista sismo com magnitude 5,4 na escala de Richter.
[
ver notícia do Público]

O sismo que se fez sentir, às 14h16, na generalidade do território de Portugal continental não terá tido intensidade suficiente para causar grandes danos.

O abalo atingiu a magnitude 5,4 na escala de Richter e uma intensidade 4 na escala modificada de Mercalli na região de Lisboa, indicam os dados do Instituto de Meteorologia. De acordo ainda com este Instituto, o epicentro localizou-se a 117 quilómetros a sudoeste do Cabo de S. Vicente.

Este sismo teve epicentro a sudoeste do cabo de São Vicente, na falha «Marquês de Pombal», justamente no mesmo local do do terramoto de 1755 e onde têm sido registados alguns outros abalos nos tempos mais recentes, embora sem intensidade suficiente para que se façam sentir no território continental.
A intensidade do sismo foi mais forte nas regiões de Lisboa e do Algarve. No Norte foi sentido apenas na zona do litoral e de forma mais fraca.


A escala de Mercalli refere-se à intensidade do tremor. O grau 4 corresponde a uma intensidade moderada (vibração de portas e janelas, vidros e loiças chocam e veículos estacionados balançam). A escala de Richter mede a energia libertada por cada terramoto e baseia-se no registo sismográfico.

O abalo foi sentido em Guimarães, Figueira da Foz, Leiria, Évora, Beja, Lagos, Portimão, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António, de acordo com informações transmitidas por residentes nessas localidades. Também em Coimbra, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo, Santarém, Alcobaça e Caldas da Rainha, os relatos dos habitantes dão conta deste abalo sísmico.

Este sismo é mais uma evidência de que estamos num País de risco sísmico. Aliás, o epicentro aconteceu numa zona onde sabemos que ocorrem sismos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou algarvio e quando penso em sismos fico angustiado.Quem é que nos garante que os cálculos dos projectos de tantas construções feitas nos últimos 30 anos na Região estão correctos? E quem nos garante ainda que os construtores foram conscienciosos e não "roubaram" no ferro e no betão para ganhar mais alguns escudos?

Anónimo disse...

estou totalmente de acordo com o comentário anónimo, pois não se cosegue prever um sismo e é de arrepiar saber que de um momento para o outro podemos ficar sem a vida num terramoto por causa de uns inconscientes que só querem é ganhar dinheiro