novembro 16, 2004

O ecossistema árctico...

Além dos ursos-polares e das raposas-do-árctico, duas espécies ameaçadas, muitas outras espécies como a coruja-das-neves, a lebre-do-árctico, o bufo-nival, a foca e a morsa vivem sobre o gelo árctico. O gelo do árctico não só sustenta uma grande variedade de formas de vida como também abriga algas que têm uma grande importância para o ecossistema já que são a base das cadeias alimentares daquela região. Assim, a diminuição da camada de gelo é extremamente preocupante sob a perspectiva da conservação de inúmeras espécies que dependem do ecossistema Árctico.


Ainda é prematuro apontar as causas exactas da diminuição da espessura do gelo no Árctico. Uma possibilidade é a estação de degelo estar a crescer, mas saber se a origem deste fenómeno se deve ao aquecimento global provocado pelo Homem ou se, pelo contrário, se trata de uma oscilação climática natural, é uma questão ainda por responder e sobre a qual é fundamental pesquisar. A única certeza é que esta vasta área se está a alterar rapidamente, afectando inúmeras formas de vida que dependem deste ecossistema para sobreviverem e modificando o clima a nível global, com prejuízo para todos os ecossistemas existentes na Terra.


Os ursos-polares e as raposas-do-árctico poderão desaparecer completamente até ao fim do século. Terão poucas hipóteses de sobreviver se o gelo estival se reduzir drasticamente".


Que fazer para evitar esta extinção anunciada?
Investiga! Leva propostas para a aula.

1 comentário:

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта geo-aulas.blogspot.com