novembro 20, 2004

Finalmente o Protocolo de Quioto…

O Protocolo de Quioto para o combate às alterações climáticas vai entrar legalmente em actividade a partir de 16 de Fevereiro de 2005, a data já definida pelas nações Unidas.





A Rússia já entregou oficialmente os papéis da ratificação do Protocolo de Quioto ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Com a associação da Rússia, fica garantido o mínimo de emissores de poluentes responsáveis pelo efeito de estufa, 55% das emissões no planeta, necessário para a entrada em vigor do Protocolo.
yy
O tratado teria de ser ratificado por, pelo menos, 55 países industrializados representando 55 por cento das emissões de dióxido de carbono (CO2). Os países em desenvolvimento que ratificaram o documento apenas estão obrigados a fazer inventários das suas emissões.
yy
No entanto o Protocolo arrancará sem a participação do país com mais emissões de gases de estufa, os EUA, porque a administração Bush considerou que a adesão prejudicaria gravemente a economia nacional e porque o Protocolo não obriga países que ainda estão em desenvolvimento, como a Índia e a China, a realizar imediatamente cortes nas emissões. A Austrália é outra potência poluente, especialmente através da sua grande indústria de carvão, que também fica de fora.

yy
Uma questão para reflexão:

Passaram sete anos desde que o protocolo de Quioto foi assinado em Dezembro de 1997. Só agora vai entrar em vigor… é muito tempo de espera! Porque razão foi tão difícil a concretização do acordo? Que consequências da não participação dos EUA? São válidas as razões dos EUA para a não ratificação do acordo?


Consulta o documento relativo ao
protocolo de Quioto

1 comentário:

Anónimo disse...

oi profesor eu sou o marlon de uberaba. deixo este comentario

parabens por tar ajudando muitas pesoas com as suas pesquisas .

obrigado por te mi ajudado con a mia pesquisa.
<><>
<><> <><>
<><><><>
<><><><> <><>
<><><><> <><>
<><><><> <><>
<><><><> <><>
<><> <><>