novembro 11, 2004

Alterações do clima no Árctico

Caros alunos, aqui fica mais um texto para reflexão. Abordaremos esta questão numa das próximas aulas.

---------------------------------
Árctico. Aquecimento global vai causar degelo, extinguir espécies e também culturas e modos de vida indígenas...

O aquecimento global está a produzir no Árctico um aumento da temperatura mais rápido do que se esperava: o seu ritmo é duas vezes superior ao do resto do planeta. As regiões mais a norte do Canadá e da Rússia já vivem com valores 4 graus Celsius acima dos que tinham há 50 anos, e dentro de 100 anos quase não haverá gelo naquela região durante o Verão, já que a temperatura ainda vai subir entre 4 a 9 graus neste século.

a

A previsão, com todos os impactos negativos nas espécies e na vida das polulações locais (cerca de quatro milhões de pessoas) resultam do maior estudo climático alguma vez feito para a região do Árctico (ACIA-Arctic Climate Impact Assessment), que nos últimos quatro anos envolveu a colaboração de 300 cientistas, e cujos resultados foram ontem divulgados (8/11/04). «O impacto do aquecimento global já está a afectar as populações do Árctico neste momento», garantiu Robert Corell, um dos responsáveis pelo estudo.
De acordo com os dados do ACIA, o desaparecimento quase total do gelo oceânico do Árctico, durante o Verão, nos próximos 100 anos, dará lugar ao desaparecimento de várias espécies, entre as quais o urso polar. Mas não ficam por aí os efeitos negativos. O aumento da temperatura do mar na região terá um impacto importante nos recursos pesqueiros e na circulação oceânica global, e o próprio nível do mar vai subir cerca de dez centímetros, submergindo algumas regiões litorais e obrigando ao deslocamento de populações.
a
Consulta a notícia no Diário de Notícias
Diário de Notícias, 9/11/04

Sem comentários: