janeiro 28, 2005

TSUNAMIS

Cientistas estudam novo sistema de alerta
(notícia TSF - 27-01-05)

Investigadores japoneses e franceses estão a trabalhar num novo sistema de monitorização de tsunamis ligado a satélites que poderá detectar a formação de maremotos e lançar alertas com maior precisão e rapidez.

Como os tremores de terra e os maremotos causam perturbações atmosféricas identificáveis por GPS (satélites de posicionamento global), os investigadores pensam que esses dados podem ser usados para detectar sismos e determinar rapidamente a velocidade e a dimensão de um tsunami.
Makoto Murakami, do Instituto Geográfico do Japão, disse esta quarta-feira que investigadores deste organismo estão a trabalhar no projecto com colegas do Instituto Geofísico de Paris.Nesse âmbito, cientistas franceses vão começar já na próxima semana a analisar dados recolhidos por sensores GPS japoneses durante o devastador tsunami do mês passado para testar as suas ideias, referiu Murakami. Explicou que quando ocorre um sismo ou um tsunami, o seu movimento provoca uma deslocação de ar e envia vibrações para cima, através da atmosfera, que ao atingirem a ionosfera, cerca de 100 a 300 metros acima do nível da superfície, afectam os electrões. Essa perturbação atrasa com regularidade as ondas eléctricas enviadas dos satélites GPS para sensores na Terra que podem ser analisadas para determinar a velocidade, dimensão e direcção do tsunami, disse Murakami.
O Japão dispõe de uma densa rede de 1.200 sensores em terra que recolheram dados desse tipo durante o sismo de magnitude 9 do mês passado ao largo da Indonésia e o subsequente maremoto que destruiu vastas áreas de costas banhadas pelo Ìndico. Esses dados têm estado a ser recolhidos para serem enviados na próxima semana para França, onde serão analisados por uma equipa de investigadores coordenada po Philippe Lognonne, do Instituto Geofísico de Paris.Os sensores japoneses captaram apenas perturbações registadas na região do Japão, não no oceano Ìndico, precisou o cientista japonês.
A catástrofe de 26 de Dezembro causou a morte a pelo menos 143.877 pessoas e os peritos afirmam que muitas delas poderiam ter sido evitadas se existisse no oceano índico um sistema de alerta de tsunamis.

2 comentários:

Manuel disse...

Olá Marcelino. Tens de dar continuidade a este projecto. Ele tem imensas potencialidades.

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]