setembro 28, 2007

Foi à 50 anos...

Foi há 50 anos que se deu a erupção do Vulcão dos Capelinhos na Ilha do Faial, nos Açores.

No dia 27 de Setembro de 1957 iniciou-se uma erupção submarina ao largo do Farol dos Capelinhos, na Ilha do Faial. A explosão foi intensa e o material expelido foi tanto que se formou uma nova ilha com ligação à velha Ilha do Faial.

Meio século depois da tragédia, o vulcão tornou-se no símbolo da Ilha e num ponto obrigatório para os turistas que por lá passam.


setembro 20, 2007

Meteorito deixa cratera de 30 metros no Peru

Um meteorito caiu este fim-de-semana [15 de Setembro] na região peruana de Puno, perto da fronteira com a Bolívia, formando uma cratera de 30 m de diâmetro e seis de profundidade.


Notícia no Semanário Expresso (Terça-feira, 18 de Set de 2007):

Uma cratera com 30 metros de diâmetro e seis de profundidade. Foi este o resultado da queda de um meteorito no sudeste do Peru, que deixou em alerta toda a população apanhada desprevenida pela força do impacto.

De acordo com a notícia avançada pelo site TecnoCientista, a queda deu-se na noite de sábado, provocando um pequeno tremor de terra na localidade de Caranca. De acordo com fontes da polícia local, os habitantes da região ouviram um grande barulho do que parecia ser a queda de um avião. As testemunhas viram um objecto em chamas no céu, que acabou por embater num descampado. A explosão causada pelo choque do meteorito não feriu nenhum dos habitantes, embora alguns animais tenham morrido carbonizados.

Náuseas, vómitos e fortes dores de cabeça levaram alguns locais ao hospital após o incidente. No entanto, a Academia Nacional de Ciências já garantiu que a queda do meteorito não traz qualquer perigo para a saúde dos habitantes: "Nenhum dos vários meteoritos que caem no Peru e fazem perfurações de tamanhos variados são prejudiciais para a população a não ser que caiam em cima de uma casa".







Notícia no semanário Sol:

"Peruanos doentes por causa de rocha do espaço"
Os moradores de uma aldeia perto do lago Titicaca, no Peru, estão a recuperar do mal-estar que sentiram depois de terem se aproximado da cratera deixada pela queda de um meteorito.
A polícia isolou a área para evitar que mais pessoas sejam afectadas, disse uma autoridade sanitária.

Dezenas de habitantes de Carancas, na região de Puno, a 1.300 quilómetros ao sul de Lima, sofreram vómitos e dores de cabeça depois de terem chegado perto da cratera criada pelo impacto do meteorito, que caiu no sábado.

«Os sintomas não persistiram e ninguém se chega perto da área. As pessoas expuseram-se demais», disse à Reuters o director de saúde de Puno, Jorge López.
O médico acrescentou que a condição das pessoas afectadas é estável, mas que ainda são esperados para daqui a uma semana os resultados dos exames médicos.
Segundo imagens da TV, o buraco tinha pelo menos 20 metros de diâmetro e 7 metros de profundidade, num planalto descampado próximo à fronteira com a Bolívia.
«Sim, é um meteorito», confirmou à Reuters Luisa Macedo, do Instituto Geológico Mineiro Metalúrgico.

«Mas vai ser submetido a vários testes, de mineralogia, análise das águas, para determinar o tipo de material o constitui», afirmou ela.
Os técnicos que actuam na área estão protegidos com roupas especiais contra uma possível radiação. A área foi isolada para evitar que novas vítimas sejam contaminadas.

«Sete polícias estavam muito próximos, mas já foram examinados e retirados. Agora a polícia está a uma distância bastante prudente e os únicos que têm direito de intervir são os geólogos e meteorologistas que estão na área com equipamentos especiais», afirmou López.

Para o geólogo e engenheiro da Universidade Nacional San Agustín de Arequipa, Luis Alberto Aranibar, é pouco provável que os gases tóxicos que afectaram os moradores tenham emanado do corpo celeste.
Mas disse que serão mandados três especialistas para a região para extrair amostras do meteorito.

«Pelo que afirmam os moradores, viram um corpo que caiu do céu, e é justamente assim a desintegração desses meteoritos, o que nos dá alguma certeza de se tratar realmente de um meteorito», disse.

setembro 16, 2007

Novo ciclo...

Este blog foi criado no início do ano lectivo 2004/05 com o intuito de proporcionar aos meus alunos, que nessa altura estavam a iniciar um ciclo de três anos, correspondente ao ensino secundário, um espaço de partilha e de aprendizagem em torno de algumas temáticas que constituem o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 10º Ano. Muitos desses alunos acabaram de entrar na Universidade, o que aproveito para felicitar.
Passados três anos, volto a dar início a um novo ciclo, agora com novos alunos, e com ele, o reactivar deste espaço. Os objectivos, esses mantêm-se. A boa receptividade por parte dos alunos, espero que também.